NA WEB


O espaço virtual é questionado em seus usos e modos. As obras indagam sobre possibilidades alternativas de interação dos usuários da rede, sobre facilidades de acesso à rede, sobre censura. A importância desta categoria de trabalho está na desmistificação do que é o mundo virtual, que cria uma ilusão de liberdade, sem hierarquias ou poderes. Esses trabalhos desetabilizam essa ideia.


Porque não é proibido pisar na grama

Pesquisar sobre Eva e Franco Mattes na internet pode ser uma brincadeira de verdadeiro ou falso. Depois de acessar o site da dupla, algumas notas e notícias, os próximos passos acabam sendo sites que não se sabe se é uma obra simulando alguma instituição ou se é um site oficial. Eva e Franco são dois artistas italianos que vivem em Nova York e podem atender também pela nomenclatura 0100101110101101.org. São reconhecidos no mundo da arte como parte de uma primeira geração de net.artistas e, renomados pela insígnia de falsificadores.

Eva and Franco Mattes aka 0100101110101101.org with their avatars in Plymouth, UK. Photo by Marco Anelli.
 
Auxiliados pela malha de comunicação articulada que é a internet, a dupla abre fendas na lógica habitual das tecnologias, mostrando que é possível fazê-lo fora do mundo virtual. 0100101110101101.org exibe na internet que o proibido ou o sagrado podem ser tocados, e mais, as ações da rede têm reflexo na vida aqui fora. O trabalho Vaticano, de 1998, que provocou discussão, é um exemplo. Os artistas compraram o domínio Vaticano.org e criaram uma cópia do site oficial com algumas alterações de conteúdo. Tais como a absolvição de todos os pecadores, naquele ano, via e-mail, em nome do "espírito livre do Jubileu" e a exposição de ideais de amor livre, entre outras ideias que jamais seriam publicadas no site oficial da Santa Sé. O curioso foi que durante um ano ninguém percebeu as alterações forjadas pela dupla.


Seja por uma atitude politizada, previamente pensada, ou com o intuito de causar reações quaisquer na sociedade e no público, 0100101110101101.org desloca o lugar do artista, do público e de seu interlocutor, por assim dizer, em suas ações. Estes interlocutores, podem ser chamados também de vítimas! Além de falsear o site do Vaticano, a dupla já
duplicou o site hell.com, plataforma privada para artistas, que só acessam através de convites de usuários – tornando a informação do site de acesso livre para qualquer um.

Convenceram a população de Viena de que a o ponto histórico da cidade, Karlsplatz, havia sido comprado pela Nike e passaria a se chamar Nikeplatz – através de campanha publicitária forjada por eles mesmos – Nike Ground.

Em No Fun, simularam um suicídio através de bate-papo na internet, gravando as reações dos participantes do chat.
Copiaram o site do artista Dirk Paesmans, jodi.org, um dos sites mais importantes para a net.arte.
 
Em Os Outros, buscaram fotos pessoais de usuários da internet, em seus computadores e publicaram em formato de slideshow.

Em Stolen Pieces, roubaram pequenos pedaços de diversas obras de artistas em museus, para formar uma exposiçào com fragmentos de obras.

A escolha das suas vítimas demonstra a atitude política da dupla que direciona um discurso em forma de ação para o ponto de algumas questões, incluindo a população geral com êxito. Ainda que os artistas não assumam uma postura especificamente politizada. As vítimas das suas obras, foram entrevistadas por Domenico Quaranta para a revista ARTPULSE, com o intuito de descobrir se os artistas haviam deixado algo de positivo para elas. (acesse a entrevista)

Na introdução da entrevista, Quaranta destaca uma frase de Walter Banjamim, "Para um colecionador de livros, veja você, a verdadeira liberdade de todos os livros está em algum lugar em suas prateleiras.", demonstrando que o a coleta ou o roubo é como a liberdade do objeto, uma permissão para que este seja mais que as intenções de seu criador. Na obra de Eva e Franco Mattes é possível perceber a internet como uma grande biblioteca contendo informação do nosso mundo, do lado de cá do computador, e esta informação está livre. Assim, o Vaticamo ou a Nike, a tua vida ou a imagem dos próprio artistas, estão à disposição, para serem tocados.
Plagiando sites, duplicando informações, histórias falsas a um público sedento de informação, real ou falsa - Eva e Franco Mattes travam relações importantes para o intento das suas obras – relações essas com o público e com suas vítimas. Na maioria das vezes, o público não sabe que se depara com uma obra de arte. Segundo os próprios artistas, esta é uma particularidade interessante para obra, pois provoca no espectador reações genuínas. Além disso, o envolvimento espontâneo de um público diverso, e não selecionado, enriquece o trabalho. No momento final, quando a verdade é revelada pelos artistas, o público também é revelado com suas contribuições expontâneas para a obra. E, geralmente neste momento, a vítima revela suas impressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário